Resistência Acrílico x Vidro – Muro de vidro USP

23 agosto 2018

As decorrentes notícias sobre a quebra do muro de vidro da raia olímpica da USP em São Paulo/SP, desde a inauguração em abril de 2018, levanta a questão da utilização e resistência do acrílico frente ao vidro em projetos arquitetônicos.

O projeto tem 2,2 km de extensão, os painéis são de vidro temperado e tem  3,15 metros de altura, 1,8 metro de largura e 12 milimetros de espessura, com película de proteção. A obra custou R$ 15 milhões, e, segundo a Prefeitura de São Paulo, foi custeada por 45 empresas. Cada placa de vidro quebrada tem um custo avaliado em 4 mil reais.

Foi a 17º vez que o muro foi danificado. A hipótese apontada para a quebra dos painéis é o vandalismo, pois o vidro pode ser quebrado por objetos pontiagudos (como prego martelado ou pedra, por exemplo) Também apontam como causa pequenas fissuras invisíveis devido ao intenso tráfego de veículos no entorno.

Então a Castcril, levantou a questão sobre a utilização do acrílico em projetos e suas vantagens.

– Devido a sua densidade, o acrílico é mais leve. O vidro é um material que além de mais pesado tem uma transparência inferior ao acrílico (acrílico possui transparência de 92%). O acrílico isola 20% melhor a temperatura.

Acrílico Cast possui maior resistência ao sol. Mesmo com as ações do tempo, o acrílico tem uma longa vida útil. As chapas acrílicas cast possuem 10 anos de garantia contra amarelamento (dependendo das condições de uso e instalação).

– Possui variedade maior de texturas, cores e espessuras. Maior flexibilidade. Mais fácil correção de danos através de polimentos. Além de ser reciclável.

– Principal característica que o acrílico destaca-se em relação ao vidro é a segurança! Maior resistência a impactos e não estilhaça como o vidro. O acrílico é 10x mais resistente ao impacto que o vidro da mesma espessura.  No caso do muro de vidro da USP, se fosse utilizado acrílico ao invés de vidro, com certeza teríamos uma maior resistência a impactos (vandalismo e trepidações).

A substituição  do vidro pelo acrílico é recomendado como medida de segurança a ser adotada para ambientes com crianças (móveis, decoração, objetos). Também é muito utilizado em super aquários, pois suporta a pressão e peso de grandes quantidades de água.

Dentre as aplicações do acrílico para garantir segurança, podemos citar piso de pista de dança, guaritas de segurança, escudos e capacetes anti-tumulto utilizado pelo exército, proteção/divisórias em estádios, peças técnicas, equipamentos de segurança e em visores para máquinas.

Utilize acrílico em seus projetos e surpreenda-se!

Entre em contato com nossos consultores para saber as condições e preços especiais que preparamos para você e faça logo seu pedido!