Moldagem de Acrílico por sopro

19 fevereiro 2019

Chapas acrílicas cast quando aquecidas, tornam-se maleáveis, adquirindo uma consistência semelhante à da borracha, permitindo assim serem moldadas das mais variadas formas. Com o resfriamento tornam-se rígidas, conservando a forma que lhes foi dada durante a moldagem.

Na moldagem do acrílico por sopro, chapas acrílicas são aquecidas e submetidas à força do ar comprimido e seguras com pinças nas bordas, deformando até atingirem a bolha desejada.

O equipamento adequado para moldagem do acrílico por sopro inclui um quadro ou tabuleiro de madeira com uma mangueira de ar acoplada à parte de baixo e uma plataforma de moldagem para controlar o contorno das peças nas suas bases.

Para a distribuição uniforme do ar, use espuma, feltro ou cartão perfurado na entrada do jato. Cubra o tabuleiro com flanela ou espuma de poliuretano para prevenir que a peça moldada fique marcada.

A plataforma ou o anel de base da moldagem do acrílico pode ser feito com tábua de espessura de aproximadamente 40,0 mm. Prendedores de pressão podem ser usados para prender a chapa aquecida e o anel à plataforma de moldagem do acrílico.

O jato de ar penetra no molde por baixo da placa, a pressão define o formato da bolha. Tem que se manter a pressão para que a bolha fique sólida. O processo demora de 3 a 4 minutos.

A chapa cast deve atingir no forno entre 165/185º graus, o tempo que a chapa deve permanecer no forno é de 3 a 4 minutos por milímetro, assim ela adquire a característica maleável em formato de bolha.  A transição do estado de rigidez para o estado plástico ocorre gradativamente.

O primeiro sinal visível de amolecimento é notado a cerca de 105ºC. Se a moldagem for realizada à temperatura abaixo de 130°C, as peças poderão sofrer ruptura, pois terá sido altamente tensionada. Conseqüentemente terá menor resistência ao impacto e maior tendência à formação de fissuras e rachaduras, principalmente quando a operação de colagem e impressão for feita após a moldagem.

Com temperaturas acima de 190°C corre-se o risco de degradar o material, formando bolhas ou marcas dos moldes utilizados, podendo até rasgá-lo durante ou imediatamente após a moldagem. Para evitar que esse fato ocorra, a temperatura da estufa deverá ser ajustada, medindo-se a temperatura da chapa em vários pontos, por meio de termômetro infravermelho com laser.

As chapas cast também podem ser reaquecidas e novamente modeladas no formato desejado. O filme protetor das chapas devem ser removidos antes da moldagem.

A utilização das peças formadas na moldagem por sopro, vai de bacias utilizadas em comunicação visual, até acessórios domésticos, aquários, cubas e peças de decoração. Entre as mais variadas opções de utilização do acrílico em formato bolha.

Só a Castcril pode oferecer o melhor produto com o melhor preço. Chapas acrílicas 100% nacional, com qualidade e durabilidade para seu projeto. Qualidade que resiste ao tempo!

Utilize acrílico em seus projetos e surpreenda-se!

Entre em contato com nossos consultores para saber as condições e preços especiais que preparamos para você e faça logo seu pedido!