Como escolher a melhor chapa acrílica para seu projeto!

19 fevereiro 2020

Você sabe como escolher a melhor chapa acrílica para seu projeto?

A matéria-prima utilizada na composição do processo de fabricação da chapa acrílica é determinante para a qualidade final do produto.

A Castcril é uma empresa 100% brasileira seguindo os mais rigorosos padrões internacionais na fabricação de chapas acrílicas cast e ecológicas.

Todo processo atende a Norma Brasileira ISO-ABNT 7823-1. A norma brasileira assegura ao consumidor que o produto adquirido é fruto de um processo de padronização e qualidade. Garantia de que a fabricante utiliza as melhores matérias-primas e segue os padrões de fabricação com base em normas internacionais.

O processo de fabricação de chapas acrílicas foram  regularizadas no Brasil em maio de 2002 pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), com base em normas internacionais ISO – International Standard Organization.

As Chapas Acrílicas Cast são produzidas a partir da matéria prima virgem principal, metil metacrilato de metila (MMA), um polímero líquido que é inserido entre lâminas de vidro temperado, onde ocorre o processo de polimerização pela ação de calor. Ideal para projetos como comunicação visual externa, móveis, projetos de arquitetura e engenharia, etc.

Já as Chapas Acrílicas Ecológicas são produzidas a partir de sobras de chapas cast ou produtos produzidos com chapas cast. Chapas acrílicas são 100% recicláveis, permitindo assim que as chapas recicladas sejam transformadas novamente em produtos ou projetos novos, com a qualidade similar de projetos com chapas cast. Ideal para projetos que não estejam expostos as ações do tempo, como brindes diversos, móveis, comunicação visual interna, etc.

Chapas extrusadas são resultantes principalmente do menor peso molecular do PMMA empregado no processo de extrusão, comparativamente à polimerização a partir do monômero durante o processo de fabricação das chapas “cast”, bem como à maior orientação molecular resultante do fluxo através da matriz da extrusora. Usualmente a chapa extrusada é uma opção adequada quando se deseja otimizar a relação custo-benefício, aliada a uma menor variação de espessura em relação às chapas “cast”. Tem a mesma aplicação que chapas cast: comunicação visual, arquitetura, brindes, etc.

Para decidir entre cast e extrusada é importante considerar a usinagem do acrílico e a utilização da peça. As chapas produzidas pelo processo cast têm maior resistência térmica, química e ao impacto. Outra característica é a maior resistência ao crazing, um fenômeno de aparecimento de trincas no acrílico quando ele é tencionado além da capacidade de resistência. Além disso, apresentam maior viscosidade e variação de espessura do que as peças saídas do método extrusado, que é conhecido pela otimização da relação custo-benefício.

A Castcril conta com os mais avançados processos produtivos do mercado e os melhores equipamentos. Buscamos sempre inovação e as melhores matérias-primas para produzir o Acrílico com melhor qualidade e durabilidade. Nossas chapas possuem uma ampla variedade de espessuras, cores, formatos e superfícies. Consulte agora mesmo nossa equipe de vendas!